|
Sabesp avalia estações de pré-condicionamento de esgoto |
Trabalho contribui para balneabilidade das praias e saúde da população |
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp – realiza, na segunda-feira (19), a avaliação das estações de pré-condicionamento de esgoto (EPC) de Praia Grande, localizadas nos bairros Caiçara, Tupy e Canto do Forte. Além do funcionamento das estações, a Sabesp avaliará também a qualidade da água do mar num raio de três quilômetros de cada EPC. Importante para garantir que o esgoto do Município está sendo tratado de maneira adequada, o serviço será acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente.
As EPCs tem por finalidade remover o material sólido e o material flutuante no esgoto, e são constituídas de um conjunto de 7 peneiras rotativas, com capacidade de tratamento de 2,2 metros cúbicos por segundo, que significa 2,200 litros de esgoto tratado. Concluído o processo na estação de pré-condicionamento, o esgoto é lançado ao mar através do sistema de emissário submarino, que lança os despejos no mar, onde são diluídos e afastados do litoral pelas correntes marítimas a cerca de 3.330 metros da costa e a uma profundidade de 16 metros. As correntes marítimas fazem a dispersão dos esgotos pré-condicionados.
O Município conta com 13 estações elevatórias, que enviam o esgoto para tratamento nos três emissários submarinos. De acordo com a Sabesp, em Praia Grande, 100% do esgoto coletado é lançado para os emissários de forma que os dejetos não poluam as praias.
Destaque - Praia Grande é destaque nacional no setor de saneamento básico. Relatório divulgado em 2012 pelo Instituto Trata Brasil mostra a Cidade como uma das que mais registra investimentos superiores ao das prestadoras do serviço, nesse caso, a Sabesp. O documento analisou dados de 2010 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.
Além da questão de investimentos na área, a Cidade também figurou como exemplo em outra questão importante. Praia Grande é detentora do segundo melhor índice de desperdício de todo o País, com apenas 7,7%. Por conta desses índices, o Município ocupa a 22ª colocação no ranking estipulado pelo Instituto e, na Região Metropolitana da Baixada Santista, está atrás apenas de Santos, que lidera a classificação. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário