|
3ª Oficina do Plano Diretor atrai mais de 200 pessoas |
No total, 61 propostas foram levantadas pela comunidade
Cerca de 220 munícipes discutiram assuntos como segurança pública, saúde e educação na 3ª oficina para a revisão do Plano Diretor (para os anos de 2016 a 2025), realizada na segunda-feira (5), a partir das 19 horas, na escola municipal Mário Possani, no Bairro Caiçara. O evento contou com a presença do prefeito Alberto Mourão, a vice prefeita Maura Lígia Costa Russo e com o chefe de gabinete Cássio Navarro. No total, 61 propostas foram levantadas pela comunidade. Este material será transcrito pela Secretaria Municipal de Planejamento e estará disponível para consulta no site http://praiagrande.sp.gov.br/planodiretor ainda esta semana.
A próxima oficina do Plano Diretor de Praia Grande está marcada para o dia 19 de agosto na escola municipal Vila Mirim (Bairro Mirim). Os encontros são abertos para toda a sociedade. A elaboração do Plano Diretor ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública. Ao término de cada oficina é elaborado um documento com as cinco propostas mais votadas pelo grupo de discussão. Este documento dará subsídios para os estudos técnicos do Plano Diretor.
Dentre as propostas levantadas na 3ª oficina está, na área de Meio Ambiente, a criação do IPTU Verde, que forneceria descontos no imposto para munícipes que investirem em ações em favor da sustentabilidade. Na área de saúde, uma das propostas levantadas foi a criação de uma coordenadoria de bem estar animal com atendimento e resgate 24 horas. E no módulo de educação, uma das propostas foi a instituição do período integral para o ensino fundamental a partir do 1º ano, como já ocorre nas creches.
O prefeito Alberto Mourão destacou a importância da população nos encontros para elaboração do Plano Diretor. “É o momento da população opinar e debater assuntos que a envolve diretamente, mas desarmada do ‘hoje’, de cores partidárias e ideologias políticas. Planejamento é a palavra de ordem para realizar melhorias para Praia Grande”. Mourão destacou ainda que a sociedade em geral tem papel fundamental para o crescimento ordenado da Cidade. “Uma comunidade tem que saber qual é sua vocação. Precisamos olhar o mundo como um todo porque ele influencia na nossa rotina. É necessário definir a estratégia que queremos para cada vez mais crescer e progredir economicamente”, afirmou.
Presente no evento durante o módulo de segurança, o comerciante Daniel Ferreira Martins, morador do loteamento Paquetá, no Caiçara, há 20 anos, achou proveitoso o encontro. “A população estava bem envolvida nos debates e trouxe ideias muito boas para o Plano Diretor”. Quem também aprovou a ação foi o comerciante Ricardo Capute, morador do Caiçara. De acordo com ele, a população deveria se envolver mais na elaboração do plano. “Eu participei da oficina de Turismo e Esporte e achei muito bom. Os moradores precisam se envolver diretamente com o planejamento da Cidade”, afirmou. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário