Famílias vão para unidades de conjunto habitacional |
Prefeitura desocupou área de preservação ambiental no Bairro Vila Sônia |
A Prefeitura de Praia Grande realizou na sexta-feira (23), a retirada de 11 famílias que ocupavam área de preservação ambiental localizada na Rua AP (esquina com Avenida dos Trabalhadores), Bairro Vila Sônia (loteamento Jardim Marília). Elas mudaram para unidades do Conjunto Habitacional Imperador II (entregue dia 10 de agosto), localizado no Bairro Melvi.
“A situação era grave, sendo que a maioria dessas famílias residiam em submoradias com condições mínimas de habitabilidade, muitas até oferecendo risco para os moradores. É uma grande alegria poder participar com elas dessa realização. Estas novas residências representam um grande salto na qualidade de vida destas pessoas e realizam um sonho que é o de grande número de famílias brasileiras: a aquisição da casa própria legalmente constituída, com documentação regularmente registrada”, disse o titular da Habitação (Sehab), Alexander Ramos.
Os trabalhos foram coordenados pela Sehab e compreenderam a retirada e transporte de pertences das famílias dos barracos até o conjunto residencial, demolição imediata das submoradias e retirada dos entulhos. “Assim evitamos que venham a ser novamente erguidas e/ou ocupadas”, explicou Ramos.
A família de Patricia Castro Bispo Silva foi a primeira a ter seus pertences retirados e transportados para o conjunto residencial. “É um sonho realizado. Vou onde é meu. Ter meu endereço, não o de parente, para receber correspondência. A saúde de minha família, principalmente das crianças (tem 5 filhos), com certeza vai melhorar sem a sujeira e a lama. Vamos ter água e esgoto. Minha casa estará sempre limpa, enfim, vou ter minha dignidade de volta. Já está tudo pronto. Agora é viver esta felicidade”, disse Patrícia.
Já para Magno Guilherme da Silva (19 anos), sua esposa, Rafaela Aparecida Gonçalves da Silva (17 anos), e a filha recém-nascida Faelly Vitória Gonçalves da Silva, a mudança representa uma nova fase para a família. “É uma nova vida pra nós e com certeza será também para a Faelly, que não precisará viver nas condições em que vivemos (moram no local há cerca de 3 anos).
E uma nova vida também está sendo aguardada pela família de Daniel Araújo Macedo Cruz. Além da casa nova, a companheira Deize está grávida de 5 meses. “É uma grande realização. As crianças (o casal tem três meninas) estão muito ansiosas. O menino (ele torce para que seja) vai ter uma casa boa para viver”, disse Silva. A mulher, que trabalha como faxineira, completou: “É realmente um sonho. Vou ter minha casa certinha, documentada, em ordem e realmente limpa, como sempre quis”.
A desocupação da área atende a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público. A ação envolveu as secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesurb), Meio Ambiente (Sema), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Transportes (Setran), Urbanismo (Seurb).
Nenhum comentário:
Postar um comentário