quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PG Notícias

Prefeitura convoca 51 aprovados na GCM
Medida se junta a outras ações para a melhoria da segurança na Cidade
 
 
Jairo Marques
Convocados devem começar a atuar em fevereiro
A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Administração (Sead), divulga nesta quinta-feira (05) edital de convocação de mais 51 aprovados no concurso público para Guarda Civil Municipal (GCM). A previsão é que eles estejam totalmente aptos para a função no início de 2014.


Conforme o edital, que será publicado no site da Prefeitura, além de afixado no Paço, serão convocados 44 homens e sete mulheres. A convocação refere-se ao edital 04/2011, cuja prova foi realizada em dezembro daquele ano.


De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), José Américo Franco Peixoto, a necessidade da convocação já vinha sendo discutida com o prefeito Alberto Mourão e com o comando da corporação há alguns meses. “Esta é mais uma das medidas que estão sendo tomadas pelo prefeito com o objetivo de aumentar a segurança da Cidade. A intenção é que, em alguns meses, esses guardas estejam totalmente preparados para integrar a corporação, ampliando o atendimento que já vem sendo prestado à população”.


Com os novos guardas, a corporação passará a contar com 339 integrantes que, conforme o secretário, atuarão na proteção do patrimônio público e também na segurança preventiva, por meio do Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI), por exemplo. “A corporação já passou por uma reformulação que possibilitou um aumento do efetivo nas ruas, otimizando o trabalho realizado pela GCM”.


Videomonitoramento - Ainda na área da segurança, o prefeito estuda a ampliação da Central de Videomonitoramento da Cidade, inclusive com a implantação de moderno sistema de reconhecimento de placas de veículos e rostos. Mourão busca ainda um aumento no efetivo da Polícia Militar, equiparando o número de policiais ao crescimento populacional verificado nos últimos anos na Cidade.


Na última semana, o prefeito esteve reunido com o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Antônio Carlos da Ponte, reivindicando o reforço. “Praia Grande está defasada no que se refere ao efetivo da PM. O que cabe à Administração Municipal está sendo feito, pois nossa população precisa não apenas se sentir, mas de fato estar mais segura”.


Em novembro, os convocados devem iniciar o curso de formação da Guarda Civil Municipal, no qual receberão instrução sobre suas funções, legislações pertinentes ao cargo, defesa pessoal e treinamento físico e tiro. A carga horária do curso é de 561 horas. A intenção é que o treinamento termine no fim de janeiro e já em fevereiro os guardas estejam totalmente aptos para iniciar suas funções.


Prazos - Os candidatos devem comparecer à Sead das 14 às 16 horas com o RG original para retirar a relação de exames médicos e documentos exigidos. Eles têm 30 dias corridos e ininterruptos, a partir de quinta-feira (05), para apresentação de toda documentação exigida e laudo médico expedido pela Medicina do Trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário