terça-feira, 24 de setembro de 2013

PG Notícias


Praia Grande recebe primeiros profissionais do Programa Mais Médicos
Os três médicos vão atuar nas Unidades de Saúde da Família do Município

 
Edmilson Lelo
Médicos vão passar por Treinamento
Na manhã desta segunda-feira (23), Praia Grande recepciona os três médicos enviados pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Todos são estrangeiros, sendo dois argentinos e um cubano.

Durante a primeira semana, os profissionais passarão por um acolhimento preparado pela Secretaria de Saúde e em seguida, serão encaminhados às Unidades de Saúde, onde irão atuar. 


De acordo com o médico do Apoio Técnico de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde Pública, Sérgio Paulo de Almeida Nascimento, os médicos recém-chegados irão atuar em duas Unidades de Saúde da Família (Usafas): dois irão para a Usafa do Bairro Melvi e um para a unidade do Bairro Samambaia. “Nesta primeira semana, os médicos passarão por uma espécie de acolhimento e treinamento na própria secretaria e, logo depois, caso já estejam com o registro no CRM, o Conselho Regional de Medicina, poderão começar a atuar nos bairros”, explica ele.


Brasileiros - Além dos estrangeiros, a cidade deve receber em breve, uma médica brasileira, vinda do Pará. “Ainda não temos a data exata para a chegada desta médica, pois ela aguarda a passagem aérea que será fornecida pelo Ministério da Saúde, mas em breve, teremos mais uma profissional para atender a população praia-grandense”, afirma o Subsecretario de Gestão de Meios, Adriano Maximiano.


Investimento - A Prefeitura de Praia Grande também está investindo em profissionais da área, recentemente foi realizado um concurso público e, em breve, novos médicos serão convocados. Em paralelo, já começaram os trabalhos de revitalização e ampliação de cinco unidades de saúde do Município. São elas: o Ambulatório Ocian e as Usafas Ribeirópolis, Samambaia, Mirim e Tupiry II. Os serviços compreendem a readequação e construção de novas salas de atendimento e de espera, ampliando a área útil dos prédios. O investimento será de aproximadamente R$ 530 mil e beneficiará os cerca de 50 mil moradores das localidades atendidas por estes postos de saúde.


Além da ampliação das unidades, mais uma Unidade de Saúde da Família está sendo construída no Bairro Esmeralda e deve ser entregue no início de 2014 e a construção de outras seis unidades está prevista para os próximos anos.


Mais Médicos - O Programa Mais Médicos foi criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. O projeto prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Os médicos são convocados para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). As vagas são oferecidas primeiramente a profissionais brasileiros e, caso não sejam preenchidas, médicos estrangeiros podem se candidatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário