sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PG Notícias

Começa ampliação de unidades de Saúde em PG
Investimento será de aproximadamente R$ 530 mil
 
 
Jairo Marques
Usafa Mirim é umas das unidades beneficiadas
A Prefeitura de Praia Grande deu início aos trabalhos de revitalização e ampliação de cinco unidades de saúde do Município. São elas o Ambulatório Ocian e as Usafas Ribeirópolis, Samambaia, Mirim e Tupiry II. Os serviços compreendem a readequação e construção de novas salas de atendimento e de espera, ampliando a área útil dos prédios. O investimento será de aproximadamente R$ 530 mil e beneficiará os cerca de 50 mil moradores das localidades atendidas por estes postos de saúde.


“O principal objetivo destas obras é readequar as unidades à demanda, oferecendo um espaço mais amplo e confortável para os profissionais exercerem suas atividades e onde os munícipes sintam-se bem e obtenham o atendimento adequado”, explica a secretaria de Obras Públicas Eloísa Ojea. O prazo de execução dos serviços é de 4 meses.


De acordo com o secretário de saúde Dr. Francisco Jaimez Gago, as obras vão aumentar o acesso da população aos serviços de saúde. “A humanização começa no acesso que as pessoas têm ao sistema de saúde e é isso que a Administração Municipal busca. Queremos praticamente dobrar o número de equipes de Saúde da Família. Hoje são 47, nos próximos anos, pretendemos chegar a 93”.


Além da ampliação das unidades, mais uma Unidade de Saúde da Família está sendo construída no Bairro Esmeralda e deve ser entregue no início de 2014. A construção de outras seis unidades está prevista para os próximos anos. “A Administração Municipal não está medindo esforços para ampliar os serviços de saúde, em breve, começaremos também a construir academias de ginástica nas Usafas. A primeira beneficiada será a São Jorge, onde a obra começa em breve”, diz.


Gago afirma que a maior dificuldade está na contratação de médicos. “Este não é um problema só de Praia Grande, a questão é nacional”. Ele salienta que a Administração já realizou concurso público para a contratação dos profissionais e está aguardando quatro médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que devem começar a se apresentar na próxima semana. Na primeira etapa do Programa serão encaminhados à Cidade três médicos estrangeiros e um brasileiro.


Mais Médicos- O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi criado para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.


O projeto prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Os médicos são convocados para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).


As vagas são oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros. No caso do não preenchimento de todas as vagas, são aceitas candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver o problema de falta de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário