quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PG Notícias

Teste do Pezinho detectará duas novas doenças
Profissionais da saúde receberam informações e treinamento
Treinamento foi realizado no Hospital Irmã Dulce
As equipes da atenção materno-infantil do Hospital Irmã Dulce, do Pronto-socorro Central e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de profissionais da rede básica e da Estratégia de Saúde da Família, participaram da capacitação técnica aplicada pela APAE-SP (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo, sobre a Triagem Pré-Natal, mais conhecida como Teste do Pezinho. O evento ocorreu na segunda (16) e terça-feira (17) e teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), por meio do Apoio Técnico à Saúde da Criança e da Mulher.


A palestrante, enfermeira Gabriella Ribeiro Almeida, do Laboratório da APAE, anunciou que a partir da segunda quinzena de novembro, em todo o estado de São Paulo, duas novas doenças poderão ser detectadas através do Teste do Pezinho: a deficiência de biotinidase, que pode causar, entre diversos problemas, convulsões e infecções e hiperplasia adrenal congênita, que é o excesso de produção do hormônio androgênio, que pode causar diversos problemas sexuais.


Teste do Pezinho- Hoje o Teste do Pezinho oferecido pelo SUS identifica quatro doenças: hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística e fenilcetonúria, uma doença caracterizada pela falta de uma enzima. Rápido, o Teste do Pezinho leva menos que cinco minutos e consiste no preenchimento de três círculos de um papel especial com amostras de sangue do calcanhar do bebê para análise laboratorial. Apesar da aparente simplicidade, o exame requer cuidados na coleta, conservação e envio para que o resultado não seja alterado, por isso são constantes os treinamentos promovidos no hospital e ministrados pela APAE-SP. O preenchimento da ficha também deve ser exato em todos os campos, de forma legível.


Para que tais doenças sejam detectadas de forma precoce e permita o tratamento antes da apresentação dos primeiros sintomas, as amostras de sangue por punção do calcanhar da criança devem ser colhidas na primeira semana de vida – após 48 horas do nascimento.


Maternidade- No Hospital Irmã Dulce, os recém-nascidos só recebem alta médica após consulta completa e detalhada e somente depois de fazer os testes Triagem Auditiva Neonatal Universal (Teste da Orelhinha), Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) e Teste do Pezinho. Eles também recebem a primeira vacina contra hepatite e já saem com certidão de nascimento, registro feito pelo plantonista do cartório na área da internação. Antes da alta médica, as mães e seus familiares participam do programa Mamãe Consciente, com orientações sobre aleitamento materno na própria Maternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário