segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PG Notícias


Ação inédita marca comemoração da Independência em Praia Grande
Escolas e órgãos públicos realizaram Ato Cívico simultaneamente
 
 
FELIPE FRANÇA
Atos cívicos simultâneos marcaram o dia
Por:Secretaria de Comunicação Social
Pontualmente às 8 horas da manhã, as 63 escolas municipais, Paço Municipal, sede da Secretaria de Educação, além das unidades de saúde, programas sociais, cultura e esportes realizaram um momento cívico, com reverências à Bandeira Nacional e execução do Hino Nacional, em comemoração aos 191 anos de Independência do Brasil. A maior parte das escolas também realizou desfiles e caminhadas nos bairros com participação da comunidade, apresentação de fanfarras, jograis, danças e teatros sobre a Independência. Ao promover essa mobilização, a prefeitura teve como objetivo democratizar as festividades em comemoração à Semana da Pátria, envolvendo a participação de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos em dezenas de unidades e equipamentos públicos da cidade.

Na Biblioteca Porto do Saber, o momento cívico contou com a execução do Hino Nacional ao som do violão, realizado pelos alunos da escola Porto das Artes. Na sequência, as turmas de dança homenagearam o País apresentando vários estilos populares brasileiros, como frevo, baião, dança do cavalo-marinho e ciranda de Paraty. Alunos das turmas de teatro apresentaram jogral e maquiagens nas cores da Bandeira.

Nas 63 escolas municipais, as atividades em comemoração à Independência foram realizadas no decorrer de toda a semana. Confecção de laços de fita, bandeiras e corações nas cores da Bandeira Brasileira, teatro, poesia, programas de rádio, jogral, danças, brincadeiras, interpretações do Hino Nacional, debates, atividades esportivas com a participação da comunidade e palestras foram algumas das atividades promovidas com o intuito de fortalecer nas crianças e adolescentes o espírito de patriotismo.

Cultura - Ainda no clima cívico, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) realizou na manhã de sexta-feira (6) atividades especiais no Palácio das Artes para celebrar a data. Funcionários da Sectur cantaram o hino nacional e, na sequência, alunos das oficinas culturais da Cidade realizaram performances musicais com canções folclóricas e tipicamente brasileiras. As atividades foram encerradas ao meio dia.

Sepros – Na sede da Secretaria de Promoção Social (Sepros) os funcionários se reuniram no estacionamento para cantar o Hino Nacional e fazer alongamentos. O encontro ainda contou com uma apresentação dos alunos do Programa Projovem Adolescente e também com os funcionários do Fundo Social de Solidariedade do Município.

Uma grande bandeira brasileira foi pendurada no teto da capela, que existe na parte externa da secretaria. Usando camisetas verdes e amarelas, pontualmente às 8 horas, motoristas, funcionários administrativos, chefes de departamentos e demais servidores participaram da atividade. A programação da Semana da Pátria contou
também com um baile temático, no Conviver Guilhermina.

Prefeitura - O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Praia Grande e a execução do Hino Nacional foram acompanhados pelo prefeito Alberto Mourão, secretários municipais e diversos servidores.

Após a execução do Hino, o vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho, abriu a solenidade, lembrando das várias ações que a Administração realizou durante toda a semana em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil. “Tudo que foi desenvolvido foi uma semente para que possamos colher bons frutos. Esses frutos são uma população mais consciente de suas responsabilidades”.

O prefeito Alberto Mourão fez questão de frisar a importância da data, observando que, infelizmente, as pessoas não dão importância aos fatos históricos e às datas importantes do País, como o 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil. “Estamos passando por um momento de reflexão. Não adianta desfilar e não exercitar o patriotismo no sentido do bem coletivo”.

Enquanto o chefe do Executivo fazia seu pronunciamento, dona Valentina de Santana, de 72 anos, passava pela frente da Prefeitura e parou para prestar atenção. “Ele falou da importância da História do nosso País e também das gerações futuras. Além disso, ouvir o Hino Nacional sempre me emociona”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário