MARCELO GUEDES
Secretário irá analisar pedidos |
|
Uma pauta com 15 propostas ligadas à Segurança Pública foi entregue na manhã desta quarta-feira (25), em Praia Grande, pelo prefeito Alberto Mourão ao secretário estadual da pasta, Fernando Grella Vieira, que mais uma vez se comprometeu a analisar as reivindicações junto ao Governo do Estado e comandos das polícias Militar e Civil.
Inicialmente, Mourão expôs a atual situação da Cidade em relação a outros municípios da região, demonstrando a urgente necessidade de medidas que possam diminuir de forma efetiva a criminalidade em Praia Grande. “Temos um crescimento populacional acima da média de todas as cidades da região metropolitana da Baixada Santista. São cerca de 12 mil pessoas se mudando para a Cidade a cada ano. Trouxemos propostas possíveis de serem atendidas pelo governo”.
As reivindicações, segundo o prefeito, não se resumem ao aumento do efetivo da Polícia Militar, que embora extremamente necessário, não solucionaria as demandas atuais.
Entre os principais pedidos estão realocação de mais 175 policiais militares no 45º BPM-I (responsável pelo policiamento da Cidade), aumento no número de viaturas, renovação do efetivo atual com policiais de menor faixa etária, prontos para atividade operacional, sem restrições de saúde ou disciplinares.
Convênios para oferecer atendimento médico dentro das unidades prisionais instaladas em Praia Grande (Centro de Detenção Provisória e Fundação Casa) a fim de diminuir as escoltas e para viabilizar o acesso ao Infocrim também foram destacados pelo prefeito.
Mais uma vez, Mourão pontuou a defasagem também de policiais civis. Conforme a proposta apresentada, seriam necessários mais cinco delegados, 31 escrivães e 31 investigadores, além de pelo menos mais dez viaturas.
A Prefeitura, por sua vez, firmaria convênios com faculdades locais para que alunos das áreas de Direito, Assistência Social e Psicologia realizassem estágios nas delegacias, além de implantar uma Operação Delegada, auxiliando em ocorrências de trânsito e abordagens a suspeitos. Mourão lembrou ainda que a Prefeitura atualmente custeia o aluguel de unidades tanto da Polícia Militar como Civil, bem como a estadia dos policiais que atuam no Operação Verão, quando saem do Interior do Estado para reforçar o policiamento nas cidades litorâneas durante a temporada.
Acreditando na integração entre as forças policiais e a Administração Pública, o chefe do Executivo mencionou ainda a reformulação da Central de Videomonitoramento. “Com a implantação das câmeras inteligentes, que farão a leitura das placas de veículos, o acesso ao Infocrim, a integração ao COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) e mais policiais atuando na Cidade, certamente, estaremos caminhando para a diminuição dos índices de criminalidade, dando mais segurança a nossa população”.
Após ouvir as propostas, o secretário afirmou que algumas das medidas são passíveis de serem atendidas em pouco espaço de tempo, mas que outras ainda devem ser analisadas, como o aumento do efetivo, por exemplo, e se comprometeu a responder pontualmente a cada uma das reivindicações. “Estamos nos propondo a rever e reanalisar se o efetivo é suficiente. Há condições, pois temos dois concursos em andamento. O que o prefeito nos apresentou está dentro da linha de ação que a Secretaria vem desenvolvendo no que diz respeito à integração com os Municípios”.
A reunião aconteceu no auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e contou com a presença de delegados, comandantes da Polícia Militar, secretários municipais e vereadores.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário