quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PG Notícias

Moradores do Bairro Ocian elaboram 49 propostas para Plano Diretor
Próximo encontro será realizado dia 16 de setembro no Bairro Tupi

 
AMAURI PINILHA
Mais de 200 munícipes participaram do evento
O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o crescimento e o funcionamento de uma cidade, e buscando formular esta legislação para os anos de 2016 a 2025, a Prefeitura de Praia Grande está realizando 21 oficinas em diversos bairros do Município. O 4º encontro ocorreu na noite da última segunda-feira (2) na E.M. Lions Clube, no Bairro Ocian, e reuniu mais de 200 participantes. No total, 49 propostas foram definidas sobre diversas áreas como segurança, educação e saúde. O evento contou com a presença do prefeito da Cidade, Alberto Mourão. O próximo encontro está marcado para acontecer dia 16 de setembro, à partir das 18 horas, na E.M. José Padim Mouta, no Bairro Tupi.


As propostas elaboradas serão transcritas pela Secretaria Municipal de Planejamento e até sexta-feira (6) estarão disponíveis para consulta no site http://praiagrande.sp.gov.br/planodiretor, onde se encontram também as definições das demais oficinas já realizadas.


Dentre as propostas na área de saneamento básico está a elaboração de projetos que incentivem o reuso da água pluvial. Na área de desenvolvimento econômico uma das propostas foi a criação de políticas públicas para evolver as associações de bairro dentro do centro de inovação tecnológica. E na oficina de meio ambiente, um dos pedidos foi o da utilização, mesmo que temporária, de espaços públicos para a implantação de ações sociais como, por exemplo, a Horta Comunitária.


De acordo com o prefeito Alberto Mourão as oficinas de revisão do Plano Direto são excelentes oportunidades para que a população diga o que pensa, com o intuito de colaborar para o crescimento ordenado da Cidade. “O País está em um momento histórico muito importante, com manifestações públicas e pedidos válidos do povo. O tão discutido ‘vem para a rua’ quer dizer também questionar e fazer sua voz ser ouvida na busca de uma Cidade melhor para se morar, e é justamente isso que queremos durante a revisão do Plano Diretor”. Para Mourão as discussões precisam ser abrangentes e sobre temas que envolvam o coletivo. “Temos que ter um crescimento econômico maior do que o crescimento populacional”, afirmou.


Presente no evento e moradora do Bairro Ocian desde 2004, Umbelina Oliveira Lira, de 65 anos, afirmou que o encontro foi muito positivo. “Participei da oficina de segurança. Gostei bastante da forma como tudo foi discutido, priorizando o que a população pensa, ainda que a equipe mais técnica explicasse alguns pontos. Acredito que muita coisa ainda tem que melhorar, especialmente nesta área, mas sei que estamos no caminho certo”, afirmou.


Quem também participou do encontro ajudando a levantar propostas na área de mobilidade urbana foi Helena Silvestre Lima Figueiredo, de 63 anos. Ela mora no bairro há 4 anos e disse que o transporte público é uma área importante para ser discutida no Plano Diretor. “Questionei aspectos sobre o itinerário de algumas linhas de ônibus da Cidade e ouvi explicações muito boas. Acredito que a participação da população é fundamental nessas reuniões, pois é ela quem realmente sabe o que acontece em Praia Grande”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário