segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PG Notícia

 
Praia Grande lança o programa Avança PG
Conjunto de ações e metas visa alavancar desenvolvimento do Município
 
 

Pacote de ações foi apresentado ao público
A Prefeitura de Praia Grande lançou na noite desta quinta-feira (07) o programa Avança PG, um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

Durante a apresentação, realizada no Palácio das Artes, foi exibido um vídeo que detalhava todas as ações programadas e os locais onde essas ações serão executadas, através de mapas demonstrativos, ilustrações, imagens e fotos.


Segundo o prefeito Alberto Mourão, foram necessários alguns meses de trabalho intenso para que esse projeto fosse totalmente organizado. “Nos debruçamos desde o início desta gestão porque sabemos que quando se assume o comando de uma cidade é necessário avaliar tudo e tomar certas medidas como contenção de gastos, análise total do orçamento, resgate da capacidade de investimento e, principalmente, saber exatamente o que se deve fazer com o dinheiro do cidadão praia-grandense”.


De acordo com Mourão, a busca de recursos para os investimentos previstos no Avança PG foi intensa. “O mundo, o país é sistêmico, e tudo acaba interferindo no governo municipal. Conversamos muito com o Governo Federal porque temos bons projetos. Promovemos uma reorganização financeira do Município, buscamos apoio e investimentos para a Cidade em todas as esferas do País, dentro dos eixos específicos, para priorizar as ações. Só lançamos o projeto quando tivemos a certeza absoluta que tudo vai ser realizado dentro deste período estipulado. E essa é só a primeira parte deste sonho. Já estamos trabalhando em um sonho superior para Praia Grande”.


Eixos – De acordo com o Avança PG, a Cidade foi dividida em 10 eixos principais, para facilitar o atendimento às demandas urgentes.


Cidade Educação – Tem como meta a construção de 17 novas unidades escolares, ampliação de outras sete, aumentando o número de vagas principalmente na educação infantil, além de modernizar o método com a utilização de tablets em sala de aula.


Cidade Feliz – Fomenta as atividades esportivas e culturais, com reformas de ginásios, implantação de projetos voltados à cultura de crianças e jovens, construção de academias de saúde em 8 bairros, entre outros.


Cidade Solidária – Incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do município, com a construção de mais quatro unidades do Conviver e ampliação de outras duas, mais quatro Creches do Idoso, nova sede para o Cras Melvi, implantação de projetos musicais e modernização de equipamentos já existentes, além da construção de casas populares, em 10 bairros da Cidade.


Cidade Saúde – Visa priorizar o atendimento nas unidades básicas de saúde, evitando a sobrecarga nos pronto-socorros. Está prevista a construção de mais 13 unidades de saúde, ampliação de seis Usafas, modernização da multiclínica Boqueirão, informatização de todos os equipamentos, com a entrega de tablets para os agentes de saúde e criação de um centro de hemodiálise.


Cidade Limpa – Visando uma cidade mais limpa e saudável, a Prefeitura vai investir no aumento da frota de caminhões e equipamentos de serviços de limpeza de ruas, implantar 1.858 lixeiras de poste e 286 coletores de lixo orgânico e reciclável na faixa de areia da praia.


Cidade Integrada – Esse eixo tem como objetivo assegurar a cidadania de forma ampla e promover a acessibilidade ao cidadão, melhorando o transporte coletivo através da implantação de corredores de ônibus nas marginais, realização da pesquisa Origem-Destino para redefinição do transporte coletivo, modernização dos abrigos de ônibus e padronização da frota de taxis, incluindo também obras de extrema importância como a construção do túnel da Ayrton Senna (eliminando o semáforo do cruzamento Praia Grande – Japuí) e pavimentação, revitalização e urbanização de diversas ruas.


Cidade Segura – Sem se omitir em implementar uma política de segurança, mesmo não sendo sua atribuição constitucional, o Município planeja ações integradas para proporcionar mais segurança ao cidadão, entre elas a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, continuidade do trabalho do PCI (Patrulhamento Comunitário Integrado), rondas permanentes realizadas por 15 carros elétricos nos centros comerciais, substituição das câmeras analógicas por digitais, investimentos no programa Crack é Possível Vencer, instalação de mais 745 câmeras fixas, 115 câmeras OCR, com software inteligente e melhorias na iluminação pública.


Cidade Gestão – Esse eixo abriga todas as ações que acontecem por trás dos bastidores, que agilizam e mantém o olhar pela administração pública, levando até o munícipe o conhecimento sobre todas as ações. Implantar uma rádio e TV educativas, ampliar a fiscalização de irregularidades em atividades e prédios particulares e modernizar equipamentos voltados ao servidor municipal são as ações planejadas. 


Cidade Vida – Conjunto de ações já lançadas pela administração, visa manter a população como aliada na preservação ambiental. Entre as metas estão a compra de caminhões para coleta seletiva, aquisição de veículo específico para coleta de óleo, implantação da logística reversa, tornar obrigatório aos edifícios a implantação do sistema de captação de água da chuva, ampliar as áreas arborizadas, alterar local de transbordo da Cidade, intensificação do projeto Esgoto Certo, ampliação da cobertura da rede de esgotos do Município, para 100%, através do Onda Limpa e aquisição de unidade móvel adaptada para controle da população animal e vacinação.


Cidade Progresso – Induzir o crescimento da economia e incentivar o empreendedorismo tem sido uma meta para a administração municipal. Pensando nisso, esse eixo é dedicado à implantação de curso do Sebrae para formação de professores e centro tecnológico para formação de jovens empreendedores, todos no Porto Aprendiz, criação do Laboratório de Ideias nas escola de ensino fundamental, implantação do Centro de Inovação Tecnológica, ampliação dos cursos da Fatec e Etec, implantação do Poupatempo no Município e reurbanização de toda a orla, com substituição dos quiosques por equipamentos mais modernos e integrados ao ambiente, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário