quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PG Notícias

Moradores elaboram 39 propostas na 7ª oficina do Plano Diretor
Encontro atendeu aos moradores do Bairro Aviação
 
 
Edmilson Lelo
Foram elaboradas 39 propostas na oficina do Bairro Aviação
A sétima oficina do Plano Diretor, ocorrida na segunda-feira (7), na Escola Municipal Isabel Figueiroa Bréfere, Bairro Aviação, resultou em 39 propostas de diversas áreas como saúde, educação, segurança e mobilidade urbana. Ao todo, 128 pessoas se inscreveram para participar da oficina. O evento contou com a presença do prefeito Alberto Mourão, da secretária de Governo e vice-prefeita Maura Lígia Costa Russo e do chefe de gabinete Cássio Navarro.


Dentre as propostas levantadas na oficina do Bairro Aviação, na discussão sobre Macro e Micro drenagem, a população solicitou incremento nos programas de educação e conscientização sobre a importância da preservação e limpeza de canais e rede de drenagem, especialmente as bocas de lobo.


Outra proposta diz respeito a preservação do meio ambiente, com a implantação de uma usina de reciclagem no Município, incluindo e capacitando os catadores de materiais recicláveis.


Durante o discurso realizado na abertura do evento, o prefeito Alberto Mourão afirmou que as oficinas são momentos para o povo pensar em um planejamento a médio e longo prazo, que resultará em ações governamentais mais específicas e direcionadas. “A elaboração de um Plano Diretor é o momento que a sociedade tem para fazer uma reflexão sobre em que Cidade ela quer morar”, explicou.


Mourão destacou que a sociedade precisa pensar de uma maneira futurista, já planejando como a Cidade estará daqui a alguns anos. “Podemos chegar até a contrapor o modo como estamos agindo. Queremos a opinião da população sobre como podemos mudar essa situação. Mesmo que para isso seja necessário cobrar medidas do Governo Estadual”.


Alberto Mourão destacou pontos importantes para serem discutidos ao longo das 21 oficinas que estão sendo realizadas como a organização de planos como o de habitação. “É preciso que os programas e conjuntos habitacionais construídos na Cidade priorizem os moradores de Praia Grande, antes de atendermos a população vinda de outros municípios da Baixada Santista”, afirmou. Mourão pediu para a população não pensar somente no óbvio, mas oferecer propostas criativas e que beneficiem a Cidade como um todo. “É preciso ajudar a preservar, mas sem deixar de progredir, tendo como foco o crescimento ordenado de Praia Grande”, explicou.


Participante da oficina sobre Saúde, a dona de casa Marli Cantareira de Oliveira, é moradora do Bairro há cinco anos. Dentre os pedidos feitos na discussão, Marli sugeriu atenção para os atendimentos básicos. “Acho uma boa proposta deixar a discussão próxima da população. Espero que sejam priorizados os atendimentos nas unidade básicas de Saúde”.


A pedagoga Claudia Damázio da Silva Miguel mora na Aviação há cerca de dois anos e participou da oficina de Educação. Na opinião de Cláudia, a população deve aproveitar a oportunidade para sugerir melhorias para a Cidade. “Acho muito importante a posssibilidade de discutirmos esses temas em nosso bairro. Acredito que uns precisam dos outros e se queremos o bem para nossa região temos que participar, depois não adianta reclamar”.


Plano - Para definir ações prioritárias que serão desenvolvidas em Praia Grande entre os anos de 2016 e 2025, a Prefeitura está realizando, desde o mês de maio, 21 oficinas do Plano Diretor. A próxima oficina está marcada para o dia 21 de outubro, na Escola Municipal Roberto Mário Santini, no Bairro Guilhermina.


Os encontros são abertos para toda a sociedade. A elaboração do Plano Diretor ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública. Ao término de cada oficina é elaborado um documento com as cinco propostas mais votadas pelo grupo de discussão. Este documento dará subsídios para os estudos técnicos do Plano Diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário