Praia Grande adota medidas para
aumentar número de consultas no Cemas
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está adotando medidas com objetivo de aumentar a quantidade de consultas e procedimentos realizados pelos profissionais no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas). Um dos destaques fica por conta do remanejamento dos atendimentos agendados. A unidade está localizada na Avenida Presidente Kennedy, n° 1.491, Bairro Guilhermina.
O titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, em contato com os médicos do Cemas, buscou ainda um realinhamento da produtividade dos atendimentos aos parâmetros recomendados pelo Ministério da Saúde. “Essa nova funcionalidade do Cemas beneficiará diretamente a população e estava entre as principais medidas para o setor. Buscamos otimizar os serviços já existentes”.
Na prática, dez especialidades contam com aumento no número de vagas ofertadas. São elas: cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e reumatologia.
Com o remanejamento dos atendimentos e o realinhamento da produtividade, os números relacionados a especialidade cardiologia podem exemplificar com exatidão o aumento na oferta de serviço. Antes do plano de ação eram realizadas 479 consultas mês, agora a meta é atingir 800 consultas.
Dados - Para passar por um especialista no Cemas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e passar pelo clínico geral, que avalia a necessidade de uma consulta no Cemas. Se for necessário, a própria unidade se encarrega de agendar data junto ao Centro. Depois, comunica ao paciente, que se dirige ao local com as informações do diagnóstico e exames preliminares, o que agiliza o serviço.
Cerca de 10 mil consultas são realizadas por mês no Cemas, nas 22 especialidades de exames e médicas, já descontando os quase 40% de faltas (absentismo). O Centro conta ainda com exames de endoscopia, raios-X de tórax, comum e de preparo operatório, além de realizar exames de ultrassom gestacional, transvaginal, abdome e outros.
AME – O secretário de Saúde Pública de Praia Grande encaminhou também um documento a direção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande solicitando o aumento no número de vagas ofertadas mensalmente para população. Localizado no Bairro Mirim, a unidade de saúde é do Governo do Estado. “A meta é fazer com que um maior número de munícipes receba atendimento”, disse Jaimez Gago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário