A Subsecretaria de Assuntos da Juventude apresentou, na manhã da última sexta-feira (16), dados do Mapa da Juventude referentes ao transporte público. Segundo a pesquisa, os jovens do Município preferem meios de locomoção mais baratos e sustentáveis: 62% dão preferência ao uso da bicicleta ou do ônibus para circular pelo Município. O automóvel só é eleito para saídas de lazer à noite, como para bares e casas noturnas, com 36%.
“Vemos os dados de transporte de forma muito positiva”, pontuou o subsecretário Augusto Schell. O número de jovens que optam, pela bicicleta ou caminhada para trabalhar ou estudar somam 46% e 56% respectivamente. Uma escolha saudável, que inclui a prática de exercícios físicos em formas sustentáveis de locomoção. Creio que só temos a ganhar com o incentivo ao que já é tendência”.
Para a secretária de Transportes (Setransp) de Praia Grande, Rachel Chini, a pesquisa confirma o que estudos anteriores da pasta já demonstravam. Os números apresentados devem reforçar o embasamento para um projeto já em estudo pela Setransp de integração entre o uso da bicicleta e do transporte público municipal.
“Temos uma grande porcentagem de jovens que usam a bicicleta não como lazer, mas como meio de transporte principal. É um resultado esperado devido ao investimento do Município no setor. Atualmente temos quase 80 quilômetros de ciclovias integradas à malha viária municipal, o que torna o uso da bicicleta para esse fim viável e seguro. O que queremos é aperfeiçoar esse sistema”.
Cada secretaria deve entregar estudos baseados nos dados recebidos em média em quinze dias após a apresentação do mapeamento. As reuniões da Subsecretaria Para Assuntos de Juventude com outras pastas do Município, para apresentar os números e dados coletados referentes a cada competência acontecem até setembro.
Mapa da Juventude – Projeto da Subsecretaria de Assuntos da Juventude, o Mapa da Juventude é composto por uma ampla pesquisa realizada com 800 jovens com idade de 15 a 29 anos, moradores de 28 bairros do Município. O objetivo é traçar um perfil detalhado dos jovens residentes na Cidade, que servirá como base para o planejamento de políticas públicas em diversas áreas, direcionadas à essa parcela da população. Foram coletados dados específicos referentes à situação econômica, escolaridade, hábitos e opiniões de nossos jovens em áreas como segurança, saúde, educação, esporte, emprego, lazer. As entrevistas, que foram realizadas pela própria subsecretaria, pertencente à Secretaria de Governo, identificaram as áreas problemáticas, prioridades e perfil de cada bairro.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário