Representantes definiram projeto preliminar |
|
Representantes das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (31) na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) para definir o projeto relacionado à mobilidade urbana para ser contemplado com a verba destinada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana.
Na semana passada, o vice-presidente Michel Temer anunciou que a Baixada Santista seria incluída no programa, atendendo a uma reivindicação dos prefeitos da região, uma vez que o PAC Mobilidade Urbana prevê R$ 50 bilhões a serem disponibilizados para obras de melhoria de mobilidade nos estados e municípios com mais de 700 mil habitantes. O prefeito Alberto Mourão participou da reunião, realizada em Brasília.
Diante disso, técnicos das prefeituras passaram a se reunir para definir um projeto único que englobasse todos os municípios atendendo aos requisitos do PAC 2. A ideia é complementar o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) a partir de uma linha troncal que englobaria também os transportes rodoviário e hidroviário.
A reunião foi conduzida pelo diretor executivo da Agem, Marcelo Siqueira Bueno, e pelo assessor da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) Paulo Ferragi. A secretária de Transportes de Praia Grande, Raquel Auxiliadora Chini, participou da reunião juntamente com o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Prado, e afirmou que as tratativas estão avançando. “Cada município definirá suas prioridades dentro dos projetos relacionados ao VLT e à mobilidade urbana no que diz respeito à fase da obra, licenças e custo, por exemplo. Temos que pensar de forma regional e não apenas cada um em sua cidade”.
Outro ponto que ficou definido foi a data para realização das obras, de curto, médio e longo prazo, respectivamente 2018, 2025 e 2030.
Além disso, um dos técnicos da Agem irá até Brasília, no início da próxima semana, a fim de apresentar o projeto preliminar estudado nesta reunião e sanar algumas dúvidas.
A próxima reunião ficou marcada para dia 08 de novembro, também na Agem, em Santos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário