sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PG Notícia


Cidades avançam em busca de verba do PAC
Projeto englobando todas as cidades será definido por técnicos das prefeituras
 
 

Representantes definiram projeto preliminar
Representantes das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (31) na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) para definir o projeto relacionado à mobilidade urbana para ser contemplado com a verba destinada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana.


Na semana passada, o vice-presidente Michel Temer anunciou que a Baixada Santista seria incluída no programa, atendendo a uma reivindicação dos prefeitos da região, uma vez que o PAC Mobilidade Urbana prevê R$ 50 bilhões a serem disponibilizados para obras de melhoria de mobilidade nos estados e municípios com mais de 700 mil habitantes. O prefeito Alberto Mourão participou da reunião, realizada em Brasília.


Diante disso, técnicos das prefeituras passaram a se reunir para definir um projeto único que englobasse todos os municípios atendendo aos requisitos do PAC 2. A ideia é complementar o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) a partir de uma linha troncal que englobaria também os transportes rodoviário e hidroviário.


A reunião foi conduzida pelo diretor executivo da Agem, Marcelo Siqueira Bueno, e pelo assessor da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) Paulo Ferragi. A secretária de Transportes de Praia Grande, Raquel Auxiliadora Chini, participou da reunião juntamente com o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Prado, e afirmou que as tratativas estão avançando. “Cada município definirá suas prioridades dentro dos projetos relacionados ao VLT e à mobilidade urbana no que diz respeito à fase da obra, licenças e custo, por exemplo. Temos que pensar de forma regional e não apenas cada um em sua cidade”.


Outro ponto que ficou definido foi a data para realização das obras, de curto, médio e longo prazo, respectivamente 2018, 2025 e 2030.


Além disso, um dos técnicos da Agem irá até Brasília, no início da próxima semana, a fim de apresentar o projeto preliminar estudado nesta reunião e sanar algumas dúvidas.


A próxima reunião ficou marcada para dia 08 de novembro, também na Agem, em Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário