quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PG Notícias

Prefeitura inaugura Porto Aprendiz
Espaço engloba Centro de Memória da Educação, Centro Tecnológico e Plataforma do Educador
 
 
MARCELO GUEDES
Equipamento engloba vários serviços
A prefeitura de Praia Grande inaugurou ontem (15), o Porto Aprendiz “Elida Joazeiro do Nascimento”. O complexo engloba o Centro de Memória da Educação, a Plataforma do Educador e um Centro Tecnológico. A data foi escolhida por ser o Dia dos Professores. O Porto Aprendiz está implantado num prédio de sete pavimentos, localizado na Rua Jaú, nº 1.158, Boqueirão. Foram investidos R$ 426 mil reais em infraestrutura e equipamentos.


Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Alberto Mourão aproveitou a data comemorativa para agradecer aos professores. “Agradeço a todos, mas principalmente os mais antigos, pela paciência e perseverança. Sabemos que o caminho para uma sociedade melhor é a educação e não a competição. Queremos formar cidadãos criativos, responsáveis, humanos e isso só pode acontecer com uma educação de qualidade. Para isso, investir nos professores é fundamental e uma das funções deste espaço é oferecer formação aos educadores”, afirmou, comentando também sobre a homenageada que dá nome ao Porto Aprendiz. “A Elida participou da formação do antigo CEPEM, que era o Centro de Estudos e Pesquisas do Educador Municipal e acompanhou todo o processo de investimento em capacitações dos professores. Acho justo eternizar suas ideias e seu nome, através dessa iniciativa”.


Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, Sandra Galvão, enfatizou a importância de Elida na Educação. “Ela teve um grande e relevante papel na evolução da Educação em Praia Grande. Este lugar representa a continuidade do que ela pensava e daquilo que entendemos ser importante. Já temos o Porto do Saber, o Porto das Artes, os Portos de Leitura. Que este seja mais um lugar para atracar conhecimento, memórias e histórias”.

A historiadora, pesquisadora e coordenadora do Porto Aprendiz, Mônica Rodrigues, explicou a função do novo espaço. “O Porto vai agregar vários setores diferentes, porém complementares. O Centro de Memória da Educação especificamente será um espaço não apenas para guardar documentos, mas para análise de dados visando à produção de conhecimento e o aprimoramento do ensino. Trabalhar com a memória da Educação é reconhecer e valorizar o sujeito que participa dessa construção”.


Representando a família da homenageada, seu irmão Elias Juazeiro agradeceu a iniciativa. “Isto é um presente pra nossa família. A Elida dedicou sua vida à educação e ela sempre buscava pontos positivos nas pessoas, sempre via algo de valor. Ela também dizia que conhecimento tem de ser aplicado para que exerça papel transformador. Este lugar condiz com sua vida e suas ideias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário